13 de nov. de 2008

Vias de informação sobre cultura Hip Hop em Pelotas:

Vou escrever com base no meu conhecimento, portanto se eu me equivocar em alguma coisa que você perceba não receie em me corrigir.

CD’ s:
É um tanto difícil ter acesso a álbuns de rap aqui em Pelotas, bem como a notícias e shows relacionados com a cultura hip hop. Eu percorri nessa semana as lojas de CD atrás de discos de rap e minhas descobertas foram que essa categoria, antes bem mais recheada, agora se encontra em escassez, tanto de material gringo quanto nacional. Eu achei Da Guedes, Racionais ao vivo, Difunção, 50 cent, Nelly, mv bill, alguma coisa de 2pac, mas a maioria eram cd’s que já estão na prateleira há um bom tempo, com poucas novidades. Existia, como citei em um post anterior, a Traficando Hip Hop, uma banca de camelo que possuía uma vasta coleção de CDS de rap nacional, gringo, R&B, pirateados sim, mas era um jeito de quem não tem condições adquirir boa música pra curtir em casa. Hoje a banca não existe mas é possível encontrar alguns CDs em outras bancas , os CDS originais são poucos, então o jeito é se utilizar da internet para baixar músicas, sendo que muitos não têm acesso a esse meio de comunicação.

TV:
Os programas de TV sobre hip hop são também afastados das grandes massas, encontrando-se todos na tv a cabo, como o Hip Hop Pel (programa pelotense da TVC apresentado pelo rapper Mabeiker), o Manos e Minas (da TV cultura apresentado pelo rapper Rappin Hood na quarta das 19h30minhs às 20h30minhs, aqui só pega na TV a cabo pois a emissora é de São Paulo) e o Hip Hop Sul(TVE-RS 12:30hs no Domingo, só TV a cabo). Na TV aberta não existe nenhum programa sobre hip hop, ou mesmo sobre qualquer manifestação cultural verdadeira.

Revistas:
A revista Cultura Hip Hop, que teve sua primeira edição lançada este ano, pode ser adquirida por R$7, 90, valor alto, principalmente para as pessoas de menor renda. Não é certo que ela estará sempre nas bancas, já que as encomendas são feitas de acordo com a procura e boas vendas. Rap News e Rap Brasil eu não encontrei na banca que fui. Gostaria de fazer um comentário sobre a Rap News: eu deixei de correr atrás de suas edições porque ela tinha se tornado uma revista de rap comercial, tendo inclusive uma seção de “sonhos de consumo” chamada Hip Hop Check, onde se encontravam até videogames e bebidas alcoólicas de preço altíssimo (o que isso tem a ver com a nossa cultura???).


Programa de Rádio:
O comunidade Hip Hop é o programa que eu escuto sempre que posso, nos sábados das 18:00hs às 19:30hs na Radiocom 104, 5 FM. É um bom programa, dividido nos blocos: clássicos, cena local de Pelotas, gospel e por último rola livre as músicas. O que falta é um bom programa de rap nos dias de semana também.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vou comentar o perfil: e eu, onde é que entro: nos amigos, na família ou na natureza?
Bjs
Márcia

Paulo 2péc disse...

Nos amigos que, naturalmente, são quase da família.
Bjaum Marcia!